sábado, 3 de setembro de 2016

O protagonismo das mulheres Democratas.

A sociedade itarantiense, como no resto do país, é culturalmente de predominância machista. Porém a maioria da população é feminina, mesmo assim, percebe se que a representatividade das mulheres, no universo politico, não chega a 10%,mas essa constatação vem sendo modificada, pois  a mulher parece que vem ganhando, embora de forma tímida, mais espaço no campo politico.
Em Itarantim, os Democratas apresentam uma proposta de politica diferenciada, onde as minorias tem voz: os negros, os deficientes, a população do campo e um destaque especial para as mulheres que é maioria na população. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, indicam que viviam no Brasil 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população e, mesmo assim, tem sido  ao longo da historia desprezadas e ate mesmo esquecidas como sujeitos de direitos, e por esse aspecto elas estão na lista dos grupos de minoria. Entendendo minoria nas palavras de Hannah Haraddit como “não sendo associado a grupos em menor número em uma sociedade, mas, sim, ao controle de um grupo majoritário sobre os demais, independente da quantidade numérica.” Essa falta de protagonismo feminino na politico é refletida no poder legislativo e também no executivo e judiciário onde não se percebe a presença das mulheres de forma expressiva nos cargos de poder.
Na contramão desse negativo aspecto histórico do Brasil e consequentemente de Itarantim, os Democratas abrem um espaço importantíssimo para as mulheres, primeiro com a Sra. Michele Martins, esposa de Paulo Construção, que tem uma ativa participação nas tomadas de decisões do partido, depois com a comissão feminina da campanha que vem se destacando de forma valiosa, também não se pode deixar de relatar a aliança com o PMB (Partido da mulher brasileira) e principalmente o grande número de mulheres itarantienses que abraçaram a ideia dos Democratas, fazer uma politica diferenciada em que todos tenham o mesmo tratamento.

As mulheres de Itarantim perceberam que estão diante de uma oportunidade impar, que é reverter esse quadro desfavorável, essa oportunidade se apresenta através dos Democratas, com suas lideranças femininas e com uma proposta de Politica diferenciada, onde a mulher também tem voz, é essa voz que os Democratas querem representar através de Paulo Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário