Carro de Itarantim
é destaque no Encontro Estadual de Carros Antigos de Vitoria da Conquista.
Manoel
Lopes.
O
Encontro Estadual de Carros Antigos de Vitória da Conquista reuniu entusiasta
de todo estado da Bahia, contribuindo com a manutenção da cultura e história
automotiva da região Sudoeste. Realizado nos dias 15 e 16/10 no espaço Glauber
Rocha, o evento foi marcante carros raros de décadas passadas, no evento um
dos fuscas mais velho do Brasil ficou em
exposição, datado de 1949.
Um
destaque especial foi a Rural de Robson Lacerda, “Robinho” Rural que tempos
atrás fazia a alegria da família Lacerda, ficou em destaque na exposição para
deleite dos apreciadores de carros antigos. A história da Rural no Brasil é
interessante.
A Rural
Willys é um utilitário que foi produzido pela Willys
Overland nas décadas
de 1950, 1960 e1970 no Brasil. Na década de 1970,
passou a ser produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em
1967, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características
do veículo.
No
Brasil foram produzidas versões com tração4X4 e 4X2, com motores a
gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de
2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas,
foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros
veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o
mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o
final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford, denominado
OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha
potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor), adequada à época e
características do veículo.
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