segunda-feira, 4 de julho de 2016

Sobre o grupo de whatsApp “Política de Itarantim” e a eleição municipal.

A falta de costume de militantes, e simpatizantes, sustentarem o financiamento de candidaturas e com um Fundo partidário insuficiente para bancar campanhas eleitorais Brasil afora, estas serão as primeiras eleições em que o uso de redes sociais e da plataforma digital vão predominar nas eleições. Serão os instrumentos para atacar os adversários, transmitir propostas e apresentar a biografia de cada candidato ao conjunto dos eleitores.

Todos os partidos produziram ou estão elaborando cartilhas para ensinar como usar essas plataformas nas campanhas eleitorais. Especialistas foram contratados para seminários e para percorrer o país ensinando como usá-las. A experiência das eleições municipais será um ensaio para as eleições presidenciais de 2018. Servirá para testar quais das práticas, conhecidas pela experiência internacional, se aplicam às peculiaridades políticas do Brasil. 
Em Itarantim não é diferente do resto do país como é do conhecimento de todos os itarantienses, essa eleição, mais do que em qualquer outra as redes sociais e os  blogs terão uma  decisiva  participação.
Os blogs alertaitarantim, itarantimagora, itarantim24hs e outros tantos, assim como, contas no facebock e, em especial  os grupos de  whatApp estão protagonizando um duelo a parte,  entre os eleitores que apresentam nessas  mídias suas opiniões não há nenhum constrangimento e se desgradeiam ideologicamente.
Os grupos servem tanto para defender seu candidato como para apresentar falhas dos seus oponentes e de quebra, se possível, agregarem votos. Os mais espertos aproveitam as redes sociais para organizar evento, convocar reunião e claro para autopromoção, ainda não se pode fazer a campanha eleitoral de forma direta, mas isso é questão de tempo.
Itarantim viverá um processo eleitoral marcado pela acirrada luta virtual, que não deixa de ser real. Para aqueles que entenderem a  importância das redes sociais e  apostarem nelas com certeza terão, em suas campanhas, um grande  diferencial.
Em um grupo de  whatsapp  denominado   “Política de Itarantim” criado por Lobha em 2015, com o objetivo de discutir sobre a politica local, tem se revelado um espaço interessante, pois ali os membros estão fazendo uma prévia da eleição. Em todo o momento eleitores de candidato “A” lançam argumentos a favor de seu preferido e, é contra argumentado pelo eleitor de candidato “B” ou “C”.Tudo isso, com respeito e tolerância, sem deixar de acontecer as famosas  tirada de sarro o que é,  saudável, afinal no mundo virtual ou real o bom humor  em época de eleição é tradição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário