sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ex-cenecista de Itarantim nomeada para o Conselho Estadual de Educação


O Centro Educacional Cenecista de Itarantim ao longo de toda sua existência preparou para a sociedade gerações de bons profissionais a exemplo de Pr. Pedro de Santa Inês Filho, Ildete Xavier, Luciana Xavier, Dioney Guimarães, Vilobaldo Lima, Joel Ribeiro, Antonio Clerio Viana, Paulo Construção, Eduardo Almeida e tantos outros.
E para manter essa fama, no dia 30 de junho, a filha de Selvino e Dona Nega e ex-cenecista, professora de Historia da rede estadual de educação da Bahia, Mestra e doutoranda Vanusa Lopes Pitanga foi nomeada para integrar o Conselho Estadual de Educação. A nomeação como diretora de Assuntos Educacionais resultado da indicação da presidenta do CEE, Anatercia Contreiras, eleita para o biênio 2016/2017.  
A nomeação da professora Vanusa é o reconhecimento a todo o trabalho e dedicação à área da educação no Estado, inicialmente na Rede Estadual, onde atuou em sala de aula como professora de História, na Prefeitura Municipal de Itabuna, onde atuou como Coordenadora de Educação Ambiental, Coordenadora do PRUNE – Pré-universitário para negros e excluídos, também no Instituto Anísio Teixeira, na Coordenação de Formação de Profissionais de Educação – CFP. Toda essa bagagem profissional, associada ao bom caráter, honestidade e respeito ao próximo teve origens no CECI como ela mesma relata.
“O CECI é a base da formação não só profissional, mas acima de tudo humana de varias gerações da minha querida cidade Itarantim”. Ela lamenta o fato de a cidade ter perdido essa que era uma das mais importantes instituições de Educação da  cidade. “É lamentável olhar para o lugar onde estudávamos e ver as ruínas do CECI”, diz Vanusa Pitanga.


Conselho Estadual de Educação é um órgão da Secretaria da Educação que trabalha para alunos, pais, educadores, dirigentes ou mantenedores de Escola, enfim, para todos que desejam uma Educação de qualidade. Criado em 1842, como Concelho de Instrucção Pública é o mais antigo do Brasil. Do Império à República e aos nossos dias teve atribuições que variaram com a época e com o contexto político. Hoje, reestruturado pela Lei Estadual nº 7308, disciplina as atividades do ensino público e privado no Estado, assumindo as funções, normativas, deliberativas, fiscalizadoras e consultivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário