quinta-feira, 7 de julho de 2016

Começa o Curso de Formulação de Ração em Itapetinga


por Valcelene Amorim

Teve inicio nessa quarta, 6, a 7ª edição do Curso de Formulação de Ração, no campus de Itapetinga. Promovido pelo Grupo de Estudos de Rações (GER) e o Curso de Zootecnia, o evento buscou capacitar os alunos e profissionais da área a trabalharem com o programa de software fornecido pela empresa Software de Minas Gerais, que auxilia na formulação da ração animal.
Segundo o professor José Luiz Rech, ministrante do curso, atualmente, há uma necessidade de informações seguras no processo de produção da nutrição animal e, em contrapartida, tudo deve ser feito com agilidade. Por isso, o profissional dessa área precisa estar atualizado sobre as novas tecnologias. “Fazer manualmente, eles aprendem a fazer na disciplina, mas, no dia a dia, eles vão precisar, em nível de campo, de uma coisa mais rápida e segura. Então, o programa já tem toda uma informação embutida de requerimento e necessidades dos animais, de praticamente 200 alimentos, além de ter conhecimento da composição química,” explica Rech.
Para Murilo de Almeida Menezes, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Uesb (PPZ), o zootecnista deve estar sempre em busca de aprimoramento profissional. “Eu acho de suma importância o profissional procurar se qualificar cada vez mais. Procurei esse curso como forma de complementação da minha formação, porque o zootecnista tem que ter esses dados em mãos para poder fazer as rações, quando for solicitado em uma propriedade, e saber formular essa ração para cada categoria especifica”, afirmou Menezes.
O curso tem duração de três dias, divido entre conteúdo teórico e prático. Os participantes, além de ter acesso ao programa, também têm direito a duas instalações. Para Vinicius Paladino Rodrigues Alves, graduando do 8º semestre de Zootenia, ter acesso a essas informações e ao programa é um diferencial no currículo. “Formular rações é uma área da pecuária muito interessante, e acho que é um diferencial do zootecnista a parte de nutrição animal. Vamos ter uma ferramenta importante, que é o programa, que ajuda nas formulações”, ressalta Alves.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário