Justificativa
Para Paulo Freire (1987) a comunicação transforma seres
humanos em sujeitos na medida em que é vista como um processo da comunicação,
uma construção partilhada do conhecimento mediada por elações dialógicas entre
os homens e o mundo, essa abordagem de comunicação implica numa reciprocidade
que não pode ser rompida e seu conteúdo não pode ser apenas comunicado de um
sujeito a outro, mas sim ter um significado significante para ambos os
sujeitos.
E neste contexto podemos destacar a rádio como um veículo de
comunicação de grande atuação social, pois através desta mídia, pessoas das
mais diferentes classes sociais, culturais e econômicas tem acesso a informação
e ao entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel
importante na construção de conhecimentos. Na escola a rádio poderá ampliar a
comunicação entre escola e aluno, desta forma concretizar o processo de
ensino-aprendizagem, por meio de estratégias tais como: uso adequado da voz,
utilização de recursos de áudio para facilitar a construção de conhecimento, e
incentivar a criatividade dos educandos, além de possibilitar o trabalho em
equipe e uma aprendizagem colaborativa.
Neste ínterim, a implantação da rádio na escola visa
proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico, uma troca entre emissor
e receptor, uma vez que os educandos irão fazer essa permutabilidade de papéis.
Objetivo Geral
Criar uma Web rádio na
Escola Rui Barbosa com o objetivo de
utilizar a mesma como ferramenta pedagógica, entretenimento e informativa.
Objetivos Específicos
Fazer da Web rádio um
instrumento pedagógico que possibilite a realização de trabalhos em grupo que
desenvolvam a criatividade e o senso crítico dos educandos.
Exercitar a oralidade, a escrita na elaboração e apresentação
dos programas , para que os educandos possam desenvolver com clareza suas
ideias.
Propor programas que sejam produzidos de maneira
interdisciplinar para que possamos integrar todos os professores, alunos e
comunidade escolar em geral.
Procedimentos
Organizar, primeiramente, oficinas com professores e equipe
pedagógica para que possam vivenciar e experimentar como se elabora, produz e
apresenta um programa de uma web rádio. Num segundo momento as oficinas serão
realizadas com os educandos.
Etapas e ações
Definição dos funcionários e professores da escola que
coordenaram a Web rádio na escola;
Levantamento de alunos interessados em aderir ao projeto de Web
rádio na escola e as etapas para a definição dos grupos e o gerenciamento dos
programas;
Levantamento de materiais (equipamentos de som e o local onde
a rádio poderá ser instalada) para o funcionamento de uma Web rádio escolar;
Escolha dos programas e temas que serão abordados na rádio;
Organização da grade de programação da rádio.
Hora/dia
|
Seg.
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
Dom
|
|
00:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
01:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
02:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
03:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
O4:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
05:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
06:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
07:00
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Auto DJ
|
|
08:00
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Baiana
|
Auto DJ
|
|
09:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Baiana
|
Auto DJ
|
|
10:00
|
E.R.B
|
P.F
|
FM Conq
|
P.F
|
E.R.B
|
Baiana
|
Auto DJ
|
|
11:00
|
E.R.B
|
P.F
|
FM
Conq
|
P.F
|
E.R.B
|
Baiana
|
Auto DJ
|
|
12:00
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Auto DJ
|
|
13:00
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Noticias
|
Auto DJ
|
|
14:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Auto DJ
|
|
15:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Auto DJ
|
|
16:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Auto DJ
|
|
17:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Auto DJ
|
|
18:00
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Sucessos
|
Auto DJ
|
|
19:00
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
20:00
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
21:00
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Ao vivo
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
22:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
23:00
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
Auto DJ
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário