Ordem e desordem
Ordem e desordem fazem parte
da formação do senso comum e dos processos da razão e, a partir desses
conceitos, tratemos de efetuar uma avaliação social e histórica. Vivemos inseridos
em certas ordens ou organizações (sociais, políticas, religiosas, econômicas),
as quais não dependem de nossa escolha. Pensemos, pode ser que não exista
desordem, mas ordens diferentes daquela que costumamos pensar que seja a ordem
verdadeira, uma razão imutável, que reina imperativa. Por exemplo: a
civilização ocidental é diferente da civilização oriental, o sul da América e o
norte da América possuem culturas diferenciadas, ou seja, o mundo é
culturalmente diverso e isto enriquece os contatos e as relações, é preciso
aprender a conviver com essas diferenças para evitar confrontos, conflitos,
guerras e sofrimentos.
Assim também podemos pensar a origem do
pensamento moderno ocidental: uma ordem social que se construiu com elementos
das mais antigas civilizações ocidentais e orientais. Entre a herança que os
antigos como Sófocles, Aristófanes, Hesíodo e Homero nos legaram estão os
mitos, maravilhosas narrativas sobre a origem dos tempos, que encantam,
principalmente, porque fogem aos parâmetros do modo de pensar racional que deu
origem ao pensamento contemporâneo.É certo que as tradições, os mitos, e a
religiosidade respondiam a todos os questionamentos. Contudo, essas explicações
não davam mais conta de problemas, como a permanência, a mudança, a
continuidade dos seres entre outras questões. Suas respostas perderam
convencimento e não respondiam aos interesses da aristocracia que se
estabelecia na pólis.
Dessa forma, determinadas
condições históricas, do século V e IV a.C., como o estabelecimento da vida
urbana na pólis grega, as expansões marítimas, a invenção da
política e da moeda, do espaço público e da igualdade entre os cidadãos
gestaram juntamente com alguma influência oriental uma nova modalidade de
pensamento. Os gregos depuraram de tal forma o que apreenderam dos orientais,
que até parece que criaram a própria cultura de forma original.
Podemos afirmar que a
filosofia nasceu de um processo de superação do mito, numa busca por explicações
racionais rigorosas e metódicas, condizentes com a vida política e social dos
gregos antigos, bem como do melhoramento de alguns conhecimentos já existentes,
adaptados e transformados em ciência.
Eloi Corrêa dos Santos, Osvaldo
Cardoso
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