segunda-feira, 21 de março de 2011

Atividade para o 9º ano / 8ª Série do Fênix

Relacione os textos e elabore uma reflexão a partir dos estudos em sala de aula. *Não esqueça de contextualizar e produzir argumentos para expor seu ponto de vista.


TEXTO 1

Ética e Moral O que é ética, o que é moral? É a mesma coisa ou há distinções a serem feitas? Há muita confusão a respeito disso. (…) Na linguagem comum, do cotidiano, e mesmo culta, ética e moral são sinônimos. Assim dizemos: “aqui há um problema ético” ou “um problema moral”. Com isso emitimos um juízo de valor sobre alguma prática pessoal ou social, ou seja, afirmamos se essa prática é boa, má ou duvidosa. Isso é emitir um juízo de valor. Mas, aprofundando a questão, percebemos que ética e moral não são sinônimos. A moral trata (…) dos costumes, hábitos e valores aceitos por uma determinada sociedade. Por isso, não é correto afirmar que exista uma única moral e sim várias, pois ela muda de acordo com a cultura de uma determinada sociedade. (…) Sendo assim, o que é moralmente aceito em uma sociedade pode não ser em outra. (…) No caso da ética, pode-se afirmar que ela é parte da filosofia. O que significa essa afirmação? Significa dizer que ela está pautada em princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Nesse caso, a ética analisa e questiona a conduta humana. A ética faz as seguintes perguntas: isto é correto? Isto é justo? Esta prática está de acordo com o bem comum? Ela é como se fosse um juiz que vai dar a sentença entre aquilo que está correto ou não. Nesse caso, uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções que não agridem o bem-estar da sociedade, pois enriquecem a vida em grupo. Dizemos, então, que essa pessoa é ética, pois tem caráter e boa índole.  

TEXTO 2

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha reflexão
    Os textos indicam que Ética e Moral não são a mesma coisa, mas muitas pessoas pensam assim.Esses textos são importantes por que nos ajuda a saber a agir de forma correta ou de forma Ética.Podemos disser que a Moral vem dos costumes e hábitos de uma sociedade.E com isso se diz que não há apenas uma Moral na sociedade e sim várias, ela é determinada pela cultura,assim podemos dizer,de um grupo ou sociedade.A Ética vem do modo de ser, pois ser uma pessoa ética é fazer a coisa certa sabendo que é correta,podemos fazer coisas erradas mas temos que saber que o que estamos fazendo esta errado.A ética orienta as pessoas nas sociedade e esta relacionada a Filosofia.Nos temos que viver no meio da Ética,agir como pessoas Éticas.Para podermos disser que uma pessoa é ética temos que saber se essa pessoa tem caráter e boa índole.
    Quero agradecer ao Professor Manoel pelo blog, que é uma grande ajuda para os alunos.
    Marcel Burak Mendes Pires 9ºAno
    Colégio Fênix Objetivo Matéria: Filosofia

    ResponderExcluir
  3. reflexão:
    A Ética vem do modo de ser, pois ser uma pessoa ética é fazer a coisa certa sabendo que é correta,podemos fazer coisas erradas mas temos que saber que o que estamos fazendo errado.São opções que nós temos de fazer o certo e o errado mas sabendo das consequencias que vamos arca se fizermos o errado.
    ex: Eu pego uma caneta no chão sei de quem é a caneta mais não entrego ao dono eu tive as escolhas certa e errada mais escolhi a errada.
    Moral vem dos costumes e hábitos de uma sociedade.E com isso se diz que não há apenas uma Moral na sociedade e sim várias, ela é determinada pela cultura,assim podemos dizer,de um grupo ou sociedade.
    ex:Eu trabalho em uma loja,o trabalho tem um uniforme eu não posso chegar no trabalhor com outra ropa isso é o coportameto moral são regras não tem opções de fazer certo ou errado que nem a ética.
    Colégio Fênix Objetivo
    Matéria: Filosofia
    joão victor lorena silva/9° Ano/8° série/

    ResponderExcluir
  4. Nathalia;minhaa reflexão

    minha reflexão sobre o texto é o seguinte que Ética e moral não são a mesma coisa ética nos orienta a fazer as coisas do modo certo sem agredir o bem estar dos outros.Ja na Moral temos que respeitar as regras e costumes que uma determinada sociedade segue pois a ética sabemos oq agente ta fazendo é certo oun errado agente faz se agente quiser mas a moral não a moral temos que seguira regra que esta determinada pois assim a vida vai melhor se respeitarmos as regras e tambem fazemos as coisas certas nao as coisas erradas e ainda sabendo que esta errada

    Colégio Fenix Objetivo
    Matéria:Filosofia
    Nathalia vinhas monteiro/8ª série

    ResponderExcluir
  5. Reflexão:
    dois termos iguais ou diferentes mas com algo em comum?
    ética e moral são os assuntos que é difícil a compreensão.Tudo que há no nossa sociedade é interpretada por, sermos certos ou errados ,por ter a convivência na sociedade diferentes das outras , por não seguir ordens sociais,ou seja nos termos que disse foi claro impondo a moral ( a seguir uma ordem social).Nos podemos por a ética no nosso cotidiano ou em casos pessoais quem com as duas forma de compreensão podemos ser pessoas corretas.
    Já com a política e a ética são casos que devemos impor o que precisamos para ter um certo respeito.Mas se todo mundo fosse assim.Nem todas as pessoas tem esse certo pensamento que a filosofia imponha para que termos pensamentos politicamente corretos, as pessoas querem quer tudo se resolva no modo que não aja moral um certo respeito com o assunto que se trata e ver os modos da democracia.
    Caio Jovita Farias
    Colégio Fênix Objetivo Matéria: Filosofia 9° Ano/8° série/

    ResponderExcluir
  6. Ética é o modo de ser, seu comportamento e moral é o costume o habito, eu acredito que ética e moral são diferentes, como diz primeiro texto a moral trata de costumes hábitos e valores aceitos por uma determinada sociedade, o texto diz que um comportamento moralmente aceito em uma sociedade pode não ser certo em outra. É a ética varia de acordo com as pessoas, uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções que não agridem o bem estar da sociedade. O segundo texto espoem a ética na politica e como a falta dela causa varias consequências para a sociedade.

    Fernanda Andrade Vieira
    Colegio Fenix Objetivo

    ResponderExcluir
  7. A ética e a moral e muito mais que apenas costumes de uma certa sociedade mais também a sociedade em si , as pessoas são formadas por ética são criadas por moral é isso que faz cada pessoa e cada sociedade ser diferente , cada um tem seu jeito ético e moralista de pensar , agir e falar .Se fazemos algo ruim somos xingados de antiéticos ou falsos moralistas mais quando acertamos não nos dão parabéns .Cada um da sociedade tem a ética pra si mesmo ou seja e por isso que estamos desse jeito fazendo o que não devemos não e por falta de ética ou moral mais pela falta de reconhecimento quando temos estas.
    Muitos acham e ética e moral e a mesma coisa , só que cada tem seu significado apesar de ambos se completar .
    O que importa mesmo não e você saber o significado de cada uma e sim saber diferencia-las no momento adequado , pois cada uma delas merece ser compreendida e aceita segundo seu modo de criação e reconhecida quando chegar sua hora. O governo tem que explicar o significado da ética para a população e deixa-los criar seu próprio rumo com sua própria escolha pois instruídos ele foi se não quis seguir em diante no futuro pagara o preço.
    Ser ético e moral e respeitar , ser educado , entender a opinião dos outros mas também argumentar as suas , ninguém é totalmente ético ou moralista mais cada um tem uma forma de expressar basta agente prestar atenção e tirar proveito dessas horas de gloria
    Bruna Moura – Fenix – 8°ano - Filosofia

    ResponderExcluir
  8. Muitos pensam que ética e moral são a mesma coisa, mas não é bem assim a ética e a moral não é a mesma coisa, ambas estão presentes em nossas vidas seja na escola, no trabalho, no ônibus, etc. a ética tem uma relação com o nosso caráter, é um modo de ser que não se baseia em seguir regras más seguir o bom senso, a ética orienta no que é certo e o que é errado, podemos fazer coisas erradas más temos que saber que estamos errando. Já a moral é um conjunto de normas determinada pela sociedade que muda de acordo com a cultura de um determinado povo e o que é moralmente aceito em uma sociedade pode não ser em outra.
    Mas o importante não e você saber o significado de cada uma e sim saber diferenciá-las no momento adequado.
    Na política, uma pessoa ética é uma pessoa incorruptível, muitos políticos abusam do poder, e sem a junção da ética e da política, não poderemos viver em um país solidário e humano.
    Hellena Abreu - 9º ano
    Colégio Fênix Objetivo

    ResponderExcluir
  9. A ética e a moral,são duas palavras que geralmente são muito confundidas até hoje,porém tem significados diferentes.A moral como sabemos,estuda os hábitos e costumes de uma determinada sociedade.Já a ética analisa e questiona a condulta humana.
    Entendemos que a moral procura respeitar as normas,valores e regras a serem obedecidas pela sociedade.E a ética procura esclarecer modos bons e certos,dos modos ruins e errados,à serem cumpridos na sociedade.
    Mas como vemos no texto2 e na própria realidade:
    A moral vem sendo usada de modo errado pela própria sociedade,como:o governo baseado na moral,cria leis serem cumpridas pela sociedade,mas nessa sociedade há pessoas que não são moralistas,ou seja não obedecem essas leis,um assunto onde se reflete isso é o aquecimento global,as pessoas não tomam conta até mesmo no lugar onde vive!.
    A ética vem sendo usada de modo errado pelos políticos que não fazem o bem com a sociedade e só pensam neles mesmos,esses são chamados de conrruptos!Exemplo disso é a pobreza do pais,olhe ao seu redor e veja,quantos mendigos há nas ruas?.Pois é,mas a maioria da população nem liga para isso.!!!
    Então gente sejam mais moralistas e éticos e procurem fazer do nosso mundo um lugar melhor.!!!!
    Beatriz Costa-9ºano.
    Colégio Fênix Objetivo.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro texto explica sobre o que é ética e o que é a moral, a moral varia dos costumes aceitos pelas pessoas, e a ética analisa as atitudes humanas as coisas ruins e coisas boas a Ética e a Moral caminham juntas pra ter Ética é necessário a moral. Já no segundo texto mostra a realidade que vivemos hoje, a falta de Ética, que faz muitas pessoas passarem por necessidades, por causa que os políticos, não são honestos, não possuem ética, e hoje o nosso país passa por um problema muito sério a fome, e isso ocorre principalmente por falta de Ética dos políticos, e hoje nós adolescentes devemos aprender os significados de ética e moral, para podermos nos tornar cidadãos decentes, responsáveis e honestos no futuro e transformar um mundo em um lugar onde todos possam viver felizes e sem muitos problemas!
    Larissa Vivas - 9ºano
    Colégio Fênix Objetivo

    ResponderExcluir
  11. reflexão:
    O texto moral e ética fala sobre nossa convivência na sociedade.A ética ensina, que todas as formas de você aplicar uma atitude em determinada situação pessoal ou publica é agindo de forma correta.A moral para mim é um determinado costume e habito que ao aplicar seus conhecimentos que funcionam como um ato de bondade (maldade,dependendo da pessoa).A política é uma forma de encobrir a ética social pelo qual, é uma corrupção que envolvi a sociedade em si.
    Rômulo Barbosa dos Santos Jr.
    Colégio Fênix Objetivo. 9ºano

    ResponderExcluir
  12. reflexão:
    Muitas pessoas confundem essas duas palavras : moral e ética.No texto fala a respeito das nossas atitudes e dos nossos pensamentos numa sociedade,seguindo regras e normas. A moral são os costumes, hábitos e valores aceitos em uma determinada sociedade.A ética é aquela que nos faz uma ultima reflexão antes de agirmos com perguntas como:isto é correto? Isto é justo? Para sermos pessoas que sigamos na liga tênue que separa as coisas certas das coisas erradas que podemos fazer,ora conscientes ora inconscientes.Os políticos tem o dever de agir na sociedade através de leis e projetos quer façam bem para a sociedade ajudando as pessoas a terem uma vida mais ética.
    Thales Portella Ribeiro 9° ANO
    Colégio Fênix Objetivo.

    ResponderExcluir
  13. Reflexão:
    Moral e ética sao duas palavras muito confundidas pela sociedade,porém te significados muito diferentes
    a etica orienta oque é certo e oque é errado nao baseando-se em seguir regras.Na etica se tem opções ha determinada ação qui é tomada, e na moral é um conjunto de regras qui varia a parti da cultura da um determinado povo.Na moral não se tem opções de ecolha em uma determinada açao.
    Colégio Fênix Objetivo
    Ícaro Santos Morais-9ºano

    ResponderExcluir
  14. A ética e a moral são coisas diferentes porem estão interligados,
    a ética nos proporciona a aprendizagem
    das coisas corretas como sua liberdade começa onde termina a do outro,e a moral nos auxilia convívio social.

    Quando um político é considerado anti-ético ele esta ferindo a ética proposta pela sociedade e também esta lesando a moral que nos ajuda no convívio social.

    Colégio Fenix Objetivo
    Nilton Sales neves Junior
    Matéria: Filosofia
    9° Ano/8° série

    ResponderExcluir
  15. Ética e Moral são palavras muito confundidas pela sociedade,porem são interligadas.Moral são os costumes,hábitos e valores aceitos pela sociedade.Ética é o modo de julgarmos algo e questiona a conduta humana.Na política a ética sempre tem que ser utilizada,para que possamos julgarmos os prefeitos,vereadores e presidentes para que observemos se eles estão cumprindo com os deveres e direitos da sociedade...
    Manoel essa idéia de utilizar esse recurso chamado internet para que possamos sair do nosso cotidiano da sala de aula foi muito boa...Parabéns pela inovação. Aluno: Eliomar Jr Serie:NONO ANO Colégio FÊnix Objetivo

    ResponderExcluir
  16. ÉTICA E MORAL

    Ética e Moral são palavras que causam confusão. A Moral se trata dos costumes, hábitos e valores aceitos por uma determinada sociedade, ou seja é convivência da sociedade é que faz a Moral de uma pessoa. A Ética significa dizer que ela está pautada em princípios e valores que orientam as pessoas e a sociedade, ou seja ela questiona a conduta humana, a ética é como se fosse um juiz, pois ele determina oque é certo e errado.
    Na frase "político olha a falta que faz a ética".Essa frase fala o modo errado dos políticos agirem, e afetando as famílias mais necessitadas
    Colégio Fênix Objetivo
    Aluno: Matheus Supino
    série: 9º ano

    ResponderExcluir
  17. Para diferenciar ética e moral, é importante evidenciar o significado etimológico destas palavras. Ética é um vocábulo que provém da palavra grega ethos, que significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado histórico.A moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, licito e ilícito, permitindo e proibido.Assim conclui que no texto 2,ética é empregada não seria mente pelos políticos e sim friamente fazendo na maioria das vezes promessas falsas.
    Colégio Fênix Objetivo
    Aluno:Cássio Costa Silveira
    série: 9º ano

    ResponderExcluir
  18. minha reflexão

    No texto 1,fala sobre a “Etica e Moral”.Para muitas pessoas ,essas 2 palavras sao sinônimos ,mas na verdade não é.A moral trata dos costumes ,dos hábitos e dos valores aceitos á uma determinada sociedade(como por exemplo as leis moralistas),ou seja,como durkheim explicava: a moral é a ciência dos costumes.E todas as pessoas são moralistas?As regras morais são as mesmas em todos os lugares do mundo?Muitas pessoas não são “Moralistas”,como um exemplo.uma das leis moralistas de transito é não passar no sinal vermelho.O indivíduo que passa com o carro no sinal vermelho não cumpriu a lei,sendo um ser AMORAL.Existe também aquelas pessoas que dizem para os outros que é um ser moral mais ele não é,isso é umexemplo de pessoas FALSO-MORALISTAS.As regras morais não são iguais no mundo todo ,porisso não é correto afirmar que exista uma única moral e sim várias, pois ela muda de acordo com a cultura de uma determinada sociedade.Já a ética ela faz parte da filosofia.Ela esta presente nos valores e nos principios que orientam as pessoas em uma determinada sociedade,ou seja, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Indica o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.ela analisa e questiona os comportamentos humanos,para ver se aquele comportamento é certo,justo etc...As pessoas que escolhem seus valores para viver em harmonia com as pessoas,ela pessoa é um ser ético,com boa índole.ao contrario da moral,não possui carater obrigatório .No texto 2 ,fala que os políticos éticos o bastante e são falso moralistas,fazendo uma boa parte das pessoas de varios estados brasileiros viverem em condiçoes ruins,por causa de beneficios que o governo nao faz,e eles é que se beneficiam(interesses proprios),e uma das maiores consequencias de interesses próprios é a corrupção.

    OBS.:PROFESSOR,EU SÓ TIVE COMO MANDAR ESSE COMENTÁRIO HOJE PORQUE MEU COMPUTADOR ESTAVA NO CONCERTO .EU ESTOU FALANDO ISSO PORQUE O 1º COMENTÁRIO NAO ERA O CERTO,E EU FIQUEI DE APAGAR E FAZER OUTRO E SO CONSEGUI HOJE,DOMINGO.EU TE PEÇO QUE NAO AVALIE O 1º COMENTÁRIO E QUE ENTENDA O QUE EU MANDEI O SEGUNDO COMENTARIO HOJE.E ESSA IDÉIS DO BLOG FOI OTIMA PROFESSOR.VLW.ESPERO QUE VOCE LEIA ISSO HOJE(DOMINGO,03/04/11) PARA VER QUE EU FIZ A ATIVIDADE E NAO ME DEIXAR SEM NOTA.

    GABRIEL GOMES DE LIMA
    COLÉGIO FÊNIX
    9º ANO

    ResponderExcluir
  19. A Reflexão
    A maior parte da sociedade confunde é tica com moral, acham que ética é a mesma coisa que moral ; mas não é bem assim não.
    Há uma grande diferença entre ética e moral.
    A Moral tem como idéia principal o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central são retirados princípios até chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana. Resumindo moral é um conjunto de costumes determinado pela sociedade que muda de acordo com a cultura de um do seu povo e o que é aceito em uma sociedade .
    Ética que significar conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive. Ou seja, ética é a forma como o homem deve se comportar no meio social.
    E é isso que o primeiro texto quer nos mostrar.
    Já no segundo texto aparece uma imagem onde mostra a relação da ética com a política. Como a ética visa o bem estar da sociedade ela deveria se juntar com a política, pois o papel da política é ajudar a população e nessa imagem mostra que ela não está cumprindo com seu papel, tem o mendigo deitado no banco; se a política estivesse ajudando a população aquele homem não teria virado mendigo.E é exatamente por isso que a política tem que se juntar com a ética, para atender a população.
    Marcelle Paula- 9º ano
    Colégio Fênix Objetivo

    ResponderExcluir
  20. O fio que separa a definição de ética e moral é muito fino, Por isso a confusão na mente das pessoas sobre o q são ou/e significam a mesma coisa. Ética e Moral não são a mesma coisa, porém, caminham sempre juntas pois estão na mesma área de conhecimento e também porque uma depende da outra para melhor avanço e entendimento delas próprias. A Ética é baseada nos costumes do meio onde estamos acostumados a viver. É daí que vem a nossa análise do que é certo ou errado. As pessoas que praticam determinado ato, sabendo que é eticamente errado de acordo com os costumes que lhe foram ensinados,são chamados de anti-éticos que é o contrário de uma pessoa ética que é aquele que pratica ações consideradas certas para ele ou ela. A Moral está baseada nas regras impostas a nós pela sociedade, com o objetivo conseguir o bem estar para todos. Moralistas são aqueles que respeitam essas regras, pessoas imorais não respeitam e as regras morais são consideradas leis, então na maioria das vezes, quando alguém desrespeita a moral, é punido de algum modo. O texto dois fala de uma coisa muito errada que tem bastante espaço na nossa sociedade atualmente. Muitos políticos que fazem um belo discurso para serem eleitos, depois que conseguem o seu objetivo, fazem o papel de anti-éticos, fingem que não sabem o que é certo ou errado e a situação vergonhosa só faz aumentar. É preciso tomar cuidado na hora de saber definir e discernir a ética da moral e vice e versa pois no mesmo momento que elas podem parecer muito parecidas, podem ter uma enorme diferença dependendo do contexto e situação.

    Gabriel Vasconcelos
    Fênix Objetivo 9º ano / 8ª série

    ResponderExcluir
  21. Manoel Biispo

    ÉTICA E MORAL pode causa ate uma certa confusão , a maior parte da sociedade acha q sao a mesma coisa mais não é , Raflexao :
    A Moral se trata dos costumes, hábitos e valores aceitos por uma determinada sociedade
    Ética é um vocábulo que provém da palavra grega ethos, que significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado histórico

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Halef

    MORAL E ÉTICA nos parece ser plavras com o mesmo sentido mas ao analisarmos do ponto de vista filosófico e gramaticalmente, percebemos a seguinte distinção: moral refere-se a costumes e valores de um determinado povo e/ou sociedade, enquanto a ética trata do é correto/justo independentemente de com quem ou onde estejamos.
    obs:professor usei o e-mail da minha mãe pois o meu está impossibilitado

    ResponderExcluir
  24. Ética e Moral
    Cada um tem um significado diferente , embora são interligados . A ética é uma forma de regras que se mantém dentro da sociedade , onde cada um deve seguir , obedecer .
    Já a Moral tem como finalidade nos dar valores que nos possibilite viver bem , ou seja , cada um age do seu jeito , sem seguir as tais regras .

    ResponderExcluir