sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TEXTO PARA 6º ano / 5ª SÉRIE



DOGMATISMO

No senso comum, o dogmático é a pessoa que acredita ter a posse da verdade e se recusa ao diálogo, não admitindo o questionamento de suas certezas. Encontramos essa atitude em muitas situações do cotidiano: desde governos a escolas e pais dogmáticos, que se recusam a colocar em discussão certas regras que, para eles, são as únicas verdadeiras e corretas.
Em filosofia, dogmatismo assume sentidos um pouco diferentes entre si, mas interligados. O primeiro sentido de dogmatismo é a admissão de que se pode conhecer as coisas em si e de que esse conhecimento é confiável para nos guiar na vida prática diária.
No segundo sentido, dogmatismo é a doutrina, ou atitude, que afirma, de modo absoluto, sermos capazes de chegar a verdades seguras exclusivamente por meio do uso da razão

Fazer o comentário explicitando seu entendimento sobre o dogmatismo.

10 comentários:

  1. dogmatismo para mim é tomada de uma pessoa com uma absoluta certe*a sem antes usar seu conhecimento filosófico e usar a ra*ão antes de falar

    ResponderExcluir
  2. O dogmastimo pra mim e coisas,leis, feitas antes que a pessoa nascer.

    Nilton Lima 5 serie

    ResponderExcluir
  3. O dogmatismo para mim é muito importante é a certeza de alguma pessoa antes de usar o conhecimento filosofico................

    ResponderExcluir
  4. Dogmatismo

    pra mim dogmatismo é uma decisão de dentro da pessoa que ñ é mudada

    data:19/10/10

    ResponderExcluir
  5. Para mim dogmatismo é oque a pessoa acha que é certo . Exemplo eu cometo um erro , e oque eu falo que o erro é certo é a verdade , o dialogo que a pessoa fala que é o realmente certo eu não aceito . Para mim , tudo oque eu falo do erro cometido , é a verdade nada mais !
    Eu no erro nao aceito o dialogo de outras pessoas.
    Rebecca Thainá Silva Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. o dogmatismo e ter serteza sem primeiro ter um estudo comprovado

    ResponderExcluir
  7. o dogmatismo pra mim e uma pessoa q acredita TER A POSSE DA VERDADE OU SEJA MUITA ATITUDE EM MUITAS SITUAÇOESSSS

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o Dogmatismo é um sentimento que vôce acha que estrá sempre certo.




    Clara mel/6°ano
    Colégio Fênix Objetivo

    ResponderExcluir
  9. DOGMATISMO É UM SENTIMO QUE FAZ A PESSOA ACHAR QUE SEMPRE ESTA CERTA ,MAS ESSE SENTIMENTO A DEIXA CHATA E SEM AMIZADES.

    ResponderExcluir
  10. larissa mendonça dos santos
    escola rui barbosa
    6°é esse aí de cima

    ResponderExcluir