segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TEXTO PARA O 8 ANO / 7 SERIE

Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade
.
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Em nome da amizade, deve-se guardar silêncio diante do ato de um traidor? Em situações como esta, os indivíduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas são aceitas como obrigatórias, e desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma decisão natural, pois todo comportamento sofrerá um julgamento. E a diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.
A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.
Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

Autoria: THIAGO FIRMINO SILVANO - Acadêmico do Curso de Direito da UNISUL

13 comentários:

  1. Blog muito bom ,
    A sua iniciativa foi muito boa ,usar uma fonte de uso constante de jovens para o aprendizado filosofico . Saber a diferença de moral & etica é muito gratificante e em breve recompensará na vida profissional ou até mesmo no dia dia
    Phaloma Cardoso - setima serie A (7ºa)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa professor, levar o aprendizado para fora da sala de aula, utilizando o recurso da internet.
    Larissa de Freitas - 7ª A /8º

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fazer o blog foi uma boa idéia professor, pois iremos aprender muito mais do que na sala de aula,com os textos educativos sobre nossos assuntos da aula e sobre a filosofia.Os textos sao bons,pois irá nos ajudar nos estudos de filosofia para as suas provas! obrigado Manoel!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bem pensado o Blog!Acho tão bom e importante para podermos aprofundar e amadurecer nossos conhecimentos.Realmente entender o ser humano é muito difícil, pois cada um traz dentro de sí, um montão de coisas que podem ser definidas como boas ou más.A ética e a Moral pode ser confusa, mas nunca deve ser deixada de lado, na minha opinião!
    Valeu professor! Parabéns pela idéia, muito boa, não sabe como vai nos ajudar!
    Já vai lá pra pasta das minhas leituras :P

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o site, acredito que seja uma maneira de tentarmos compreender a filosofia de vida e o proprio ser humano , um ser tão inesplicável...
    Parabenss...

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante professor a idéia de criar esse site.Acredito que seja uma maneira de tentarmos compreender a filosofia de vida e ate mesmo o proprio ser humano;esse ser tão inesplicável...
    Parabens e obrigada, pois estará ajudando a todos nois como alunos e como ser humanos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a idéia de fazer um blog, para que os alunos possam acessar o conteudo dado no colégio em casa, e assim conseguir aprender mais sobre o assunto, que não é tão complicado, mas que precisa de atenção para entender, o que o blog nos ajuda e facilita o estudo para prova. Adorei sua idéia uma boa forma de ajudar os alunos!
    Larissa Vivas 7ªA /8º

    ResponderExcluir
  11. Valew Manoel bem legal seu blog, nos ajuadando fora da sala de aula para estudarmos e nos informarmos mais.Parabens!!!!!
    Só faltou o texto de neymar , no resto tudo otimo!
    Thales Portella 7ºB

    ResponderExcluir
  12. Foi ótima a sua idéia de criar um blog para ajudar no aprendizado da gente, (os alunos);este texto é muito bom , pois tira a dúvida de muita gente , em diferenciar ética de moral.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa essa idéia de criar um blog, essa é uma forma de ajudar os alunos a estudar em casa!
    Gostei muito do texto pois nos ajuda a ver a diferença entre a ética e a moral!
    Isis Bomfim -7ªA /8ºano

    ResponderExcluir